Umectação Capilar - Atenção cacheadas, lisas, crespa, quimicamente tratadas e coloridas!

terça-feira, outubro 21, 2014

Ola princess, como vocês estão?

      Hoje eu vim dar uma dica capilar que muitas de vocês já ouviram falar ou ate conhecem e que eu já venho usando a um ano que é a umectação capilar.

Umecta o que?

       A Umectação Capilar é uma técnica de massagem capilar indiana que há milênios é passada de mãe para filha. As indianas creditam que o segredo do rápido crescimento de seus cabelos seja isso.
       Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo, e para isso você precisará de um óleo VEGETAL e 100% PURO.

Por que umectar o cabelo?

      Os óleos naturais  produzidos pelo nosso corpo são extremamente benéficos para o cabelo. Porém, a oleosidade natural se concentra normalmente na raiz e não atinge o comprimento do cabelo. Com a umectação você leva as propriedades dos óleos para o comprimento e pontas.

Benefícios :  

     A umectação repõe os nutrientes do cabelo de forma concentrada. Na primeira aplicação já se nota grande diferença. O cabelo fica mais macio, sedoso, hidratado e o frizz diminui.  Além disso, a massagem realizada na aplicação auxilia no crescimento do cabelo.

Como Umectar? 

Existem 2 formas básicas e simples de umectar a juba: 

1.  Com o cabelo seco e sujo, você passa o óleo na raiz, pode deixar bem oleosa, massageia o couro cabeludo com os dedos - nunca unhas - entre 4 e 10 minutos para ativar a circulação do local e aproveite para relaxar. Pode trazer o óleo para o comprimento dos cabelos até as pontas enluvando mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. Após a aplicação e massagem coloque o cabelo na touca térmica, forre seu travesseiro com uma toalha. Deixe agir enquanto dorme e lave pela manha normalmente. Durante a noite, a renovação das células é mais intensa, e o cabelo absorve melhor os nutrientes.

2. Faça o mesmo procedimento de aplicação do oleo, massagem, ponha na touca e deixe agir por no mínimo duas horas. Lave normalmente.


  • A cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantém a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode, sim, estar sujo.


  • Não saia ao sol com os cabelos umectados devido ao PH dos oleos.


  • Você pode potencializar mais ainda sua umectação esquentando o óleo antes da aplicação, pois o calor faz com que os nutrientes selem muito mais o fio. Mas, atenção, esquente em banho maria ou no micro-ondas o suficiente apenas para amornar o óleo.
  • A umectação pode ser feita no máximo 3 vezes na semana.

Quais óleos posso usar?

Existem uma infinidade de óleos vegetais e cada um com suas propriedades especificas. Os meus queridinhos são os óleos de coco, ricino, alecrim e amêndoas mas preparei uma listinha com os principais óleos usados para umectação capilar.
  • Azeite de Oliva Extra Virgem:  É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
  • Óleo de Amêndoas Doce: Rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar. 
  • Óleo de Rícino (mamona): Muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Proporciona maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. O cheiro é bem característico e é mais “consistente” do que outros óleos. O cheiro não me incomoda mas pode misturar o óleo de rícino com essência de uva, ou outra de sua preferência, para disfarçar o cheiro do óleo.
  •  Óleo de Coco: O queridinho de todas que fazem umectação. rico em vitamina E e ácidos graxos, tendo como uma de suas vantagens a absorção imediata pelos fios. Por ser composto por 92% de gordura saturada, este produto é altamente recomendado para cabelos secos, possuindo alto teor hidratante.  O seu uso contínuo evita o aspecto espigado, seco e pontas duplas, o que dá ao cabelo uma aparência de estragado. Em seu lugar, pode-se observar um cabelo macio e sedoso. Age contra caspa, controlando a secreção de óleo que a forma no couro cabeludo.
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E,  ferro, cobre, vitaminas B6, ácido fólico e aminoácidos..  Considerado como um dos melhores óleos de cabelo para o crescimento e alimentação do cabelo. Óleo de abacate tem uma textura leve, devido a que ele é absorvido no couro cabeludo e da pele. Possui propriedades protetor solar natural, que ajudam em proteger o couro cabeludo e cabelos dos efeitos nocivos do UVA e UVB do sol. Condiciona os cabelos, proporcionando maciez e brilho.
  • Óleo de sementes de uva : Rico em vitaminas A,B e C, é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os ‘’flocos de pele’’ do couro cabeludo, mantendo-o hidratado.



Me conta qual seu óleo favorito! Bêeezo!

You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe