Óleo de Coco - Beneficios, emagrecedor e como fazer!

terça-feira, outubro 21, 2014

     O óleo de coco é um óleo extraído da fruta coco e existem dois tipos desse alimento funcional, o refinado e o extravirgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco.Polêmico, o alimento pode ajudar a queimar gordura e aliviar a prisão de ventre dentre outros benefícios como:
  •  Cabelo Saudável: Pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo, como eu expliquei no post de Umectação Capilar. Se você ainda não viu é so clicar aqui.
  • Perda de peso: Apesar da alta quantidade de gorduras saturadas, o argumento de seus defensores é que elas são, em sua maioria, triglicerideos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. E a vantagem dessa informação é que eles são mais bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro indica ainda que o óleo de coco nos ajuda a acelerar o metabolismo do organismo. Isso porque o ácido láurico faz as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evitaria o acúmulo de gordura localizada e como resultado favoreceria a perda de peso. De acordo com a pesquisa, o óleo também seria responsável por aumentar o volume de massa magra, os músculos, outros aliados por demandar mais gasto de energia do organismo, ajudando o emagrecimento. 


  •   Suporte ao Sistema Imune: O ácido láurico e o ácido cáprico, dois dos TCM do óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos mostram essa relação, mostrando sua eficácia contra fungos, vírus e bactérias, mas os cientistas ainda não descobriram como isso funciona. Uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
  • Prevenção de estrias: Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco podem reduzi significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.
  • Benefícios para pele:  A hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase.
  • Sistema digestivo: Alimentos gordurosos normalmente auxiliam na digestão, pois a gordura se mistura o bolo alimentar e as fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo. Além disso, o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo sua microbiota (flora intestinal) e assim melhorando o funcionamento do órgão. Mas, cuidado, o consumo em excesso pode trazer o efeito rebote, causando diarreia.

Particularmente eu uso o óleo de coco para umectação capilar, e na minha cidade ja cheguei a pagar R$ 60 no pote 500ml e R$ 30 no pote de 200 ml. O preço não é lá muito convidativo então procurando na internet achei uma receitinha caseira onde eu consegui extrair o mesmo óleo, com a mesma eficácia e bem mais econômico.

Como fazer óleo de coco caseiro 

1. Coloque no processador/liquidificador a polpa de sete cocos secos por um minuto.

2. Acrescente um litro de água e processe novamente até a massa ficar homogênea.

3. Coe em um pano limpo ou peneira e cozinhe esse leite em fogo baixo, sem mexer, até a gordura se formar.

  • Voce saberá que a gordura se formou quando o liquido estiver transparente e fazendo barulho de fritura. Sera normal se ficar alguma espécie de nata. 
  • Guarde o bagaço que sobrar após o processamento que vou te ensinar uma receita doce e maravilhosa no próximo post,




4. Em outro recipiente, escorra com cuidado apenas o óleo e está pronto!

Use-o da mesma forma que os óleos industrializados, ou seja, para consumo duas colheres por dia em saladas ou no preparo dos alimentos, como no arroz e no feijão, nos cabelos como umectação capilar e na pele aplicando nas áreas ressecadas.
  •  Em temperaturas quentes o óleo fica liquido e transparente. Resfriado tem textura consistente e esbranquiçada. 


Gostaram das dicas e da receita batonzeiras?



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe